MANUFATURA REVERSA
Logística e Manufatura Reversa de Resíduos Eletrônicos

:: Objetivo

Comprometida em oferecer cada vez mais soluções ambientalmente adequadas ao mercado, a XR4 Ambiental, passa não somente a retirar os Resíduos Eletroelerônicos, mas também a disponibilizar Coletores, devidamente identificados para o E-lixo ou Lixo Eletrônico, criando novos postos de coletas e conscientizando o consumidor final, ao separar tais resíduos desde a sua origem (residência/empresa/comércio), impedindo assim, que esta categoria de resíduos se misture ao lixo comum.





:: O que é Lixo Eletrônico?

Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e-lixo são termos utilizados para se referir a todos os equipamentos eletroeletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados por seus proprietários, sem a intenção de reutilizá-los.





:: Classificação do Lixo Eletrônico

- Monitores, impressoras, notebooks, CPU’s, nobreak, celulares, carregadores, cabos, fones de ouvido.
- Aparelhos televisores, dvd e caixas de som.
- Eletrodomésticos como: secadores de cabelo, batedeiras e liquidificadores...
- Eletrodomésticos de grande porte como: geladeira, freezers e máquinas de lavar...





:: Porque é Importante Descartar o Lixo Eletrônico?

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Segundo o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.





:: Problema Causados pelo Descarte Incorreto do Lixo Eletrônico

O descarte incorreto de lixo eletrônico é considerado um problema, pois os componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Um celular por exemplo, contém 43 dos 118 elementos químicos da tabela periódica.





:: Produção de Lixo Eletrônico

De acordo com o relatório The Global E-Waste Monitor, produzido pela ONU em 2017, o Brasil descarta e produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. No mundo, foram gerados o equivalente a 4,5 mil Torres Eiffel de lixo eletrônico (44,7 milhões de toneladas).

O Brasil descartou, em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados, de acordo com o relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas.





desenho representativo ciclo engenharia reversa

Conheça nosso Portfólio de Soluções Ambientais

Agende já uma visita com um de nossos consultores.